terça-feira, 30 de junho de 2009

Caderno do Ministério da Saúde sobre aleitamento materno

Na reta final da gravidez começamos a pensar em como estar pronta para receber o nosso bebezinho.
Surgem várias dúvidas, e uma delas, senão a principal, é como amamentar.
Escreverei mais sobre o assunto, mas hoje no site do amigas do peito descobri essa cartilha do Ministério da Saúde sobre o assunto e resolvi dividir com vocês! Espero que lhes seja muito útil!!


http://www.amigasdopeito.org.br/wp-content/uploads/2009/06/cadernoatenaaobasica_23.pdf

domingo, 28 de junho de 2009

33 semanas


Estou na 33ª semana de gravidez
O bebê
Meses atrás, ele estava todo enrugadinho, mas agora o seu futuro bebê cresceu, engordou e está fofo, fofo. Sua pele ficou bem mais macia. O lanugo, a fina camada de pêlos que recobria seu corpo, também começou a cair. Os ossos estão ganhando mais resistência e, nesta semana, o peso do pequeno alcançou os 2 quilos (então o meu pequeno monstrinho deve estar pesando mais... ele estava com quase esse peso na 29 semana...). Seu comprimento total, da cabeça aos pés, é de 43 centímetros. Por fim, ele é um verdadeiro dorminhoco, porém não se engane: quando abre os olhinhos, ele presta atenção em tudo o que ocorre do lado de fora da barriga (é muito legal sentí-lo mexer por causa de estímulos externos! Temos nos divertido bastante na última semana, mas acho que meu pequeno vai ser meio antissocial, pois quando outras pessoas mexem com ele, são meio ignoradas...tá parecendo que vai puxar o dindo rsrs).

A gravidez
Sua barriga chegou a 32 centímetros de altura (Bem, a minha está com 40 cm...). Grande assim, ela só poderia pressionar o seu estômago. Em conseqüência, o apetite pode diminuir e a azia deve ter aumentado muito. Para resolver esses incômodos, procure fracionar as refeições, comendo várias vezes ao dia e em pequenas quantidades. Os preparativos para o grande momento continuam. Entre outras coisas, você precisa selecionar um motorista reserva para levá-la à maternidade caso o seu companheiro não esteja por perto na hora H ou fique ansioso demais para dirigir. Um voluntário poderá quebrar o galho. É bom ter sempre à mão o número de telefone da pessoa escolhida.

*** Não preciso nem dizer o quanto essa semana foi estranha... os hormônios estão fazendo a festa comigo, como disse no outro post, então tenho tentado fazer as coisas com o dobro da atenção e da calma, para não perder a cabeça e sair chorando e gritando por ai... mas nem sempre consigo...
Hoje vai ter mais um chá de bebê! Minha família adora festa e este chá vai ser para ela... já que no outro só foram amigas e amigos!


quinta-feira, 25 de junho de 2009

Divagações III

Na gravidez os hormônios fazem uma revolução dentro da gente!
Passei a gravidez sem enjoos, sem crises de ansiedade, sem choro, sem dores, sem azia, enfim, não tive nenhum sintoma ruim da gravidez! Posso me considerar uma mamãe de muita sorte!
Mas hormônios são hormônios e nunca sabemos o que eles podem fazer com a gente... e agora na reta final estou me transformando!!!!
Estou tão ansiosa que qualquer coisa me irrita e se estou irritada e como alguma coisa fico com azia... E choro, tenho vontade de chorar o tempo todo (as crises de choro começaram com episódios de Grey's anatomy, chorei em um e agora toda vez que vejo termino num mar de lágrimas!!!)
Como a gravidez foi muito tranquila, nunca precisei ligar para o meu obstetra, e nas duas últimas semanas, além da consulta, liguei para ele 3 vezes!!!! Sempre com uma dor ou uma dúvida diferente!!! Meu médico é o máximo, super paciente, me acalma e diz que final de gravidez é assim mesmo... tadinho dele, de grávida exemplar passei a ogra grávida! rsrs
O mais legal disso é que as pessoas são muito compreensivas, olham pro barrigão e ficam com dó de mim!
Muito obrigada a todos que tem me aturado nas últimas semanas!
Prometo que isso passa e voltarei a ser calminha!

terça-feira, 23 de junho de 2009

Campanha da Pastoral da Criança

Saiu ontem no Jornal nacional, e no G1 esta reportagem sobre a nova campanha da Pastoral da Criança. Tomara que esta campanha "pegue", pois muitos ainda acreditam que dormir de lado é a melhor posição para o bebê. Além do body da campanha ser LINDO!! Quero muito um para o Matheus!!!
"Uma campanha lançada na segunda-feira (22) pela Pastoral da Criança orienta mães de todo o país sobre a posição correta para o sono dos bebês. Um estudo do Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mostra que colocar o bebê para dormir de barriga para cima reduz em até 70% o risco de morte súbita.
O dado desmente a crença de que ao dormir de barriga para cima o bebê pode aspirar o próprio vômito e se afogar. Segundo o pesquisador Cesar Victora, coordenador do Comitê de Mortalidade infantil de Pelotas (RS), se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. No caso da morte súbita, essa reação não acontece e a morte se dá de forma “silenciosa”.
Victora ressalta ainda que, ao deitar de lado ou com a barriga para baixo, o bebê respira um ar viciado, ou seja, o ar que ele próprio expira. Apesar de comprovada, a medida ainda é adotada por poucas mães. Dados da Secretaria de Saúde de Pelotas mostram que apenas 21% dos bebês com menos de 3 meses dormem de barriga para cima, o que, segundo a Pastoral da Criança, é uma tendência nacional.
Os riscos de dormir de barriga para baixo são semelhantes a dormir de lado. Essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo. A campanha conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria, Ministério da Saúde, Unicef e Criança Esperança."
fonte: g1.globo.com
**Pesquisei algumas dicas para minimizar o risco da síndrome:
Lista de conferência para o sono seguro:
Regime pré-natal: É importante que você faça o pré-natal, compareça às consultas periódicas e tenha uma boa alimentação. Não use drogas nem ingira bebidas alcoólicas.
A cama: Use um colchão firme no berço para que seu bebê não afunde. Não use cobertores muito fofos, mantas grossas ou cachecóis no bebê, e retire qualquer brinquedo de pelúcia ou travesseiro de perto dele.
Posição: Coloque seu bebê para dormir sempre de costas. Para que ele não saia da posição, envolva-o em um cobertor com as mãos para cima e perto da boca, para que possa se tocar.
Temperatura: O quarto do bebê não deve estar muito quente. A temperatura deve estar agradável e o bebê não deve estar muito agasalhado para dormir.
Consultas periódicas: Leve seu bebê às consultas médicas periódicas e às de vacinação.
Ar puro: Nunca fume perto ou no quarto do bebê.
Amamentação: Dê o leite materno se possível, assim sua vida começará forte e saudável.
Hora de ficar de barriga para baixo (com supervisão): Incentive seu bebê a ficar de barriga para baixo quando ele estiver acordado, assim ele fortalecerá os músculos dos braços e ombros. Coloque-o no chão sobre um cobertor ou em um cercadinho com brinquedos que despertem seu interesse.

domingo, 21 de junho de 2009

PS: origem do chá de bebê

Minha amiga Regy levantou a dúvida e então fui pesquisar a origem do chá de bebê:

"Durante décadas, o chá-de- bebê foi um programa exclusivo das mulheres. A origem do nome, por acaso, vem exatamente desse hábito "feminino" de se reunir para tomar chá e confabular sobre as dores e delícias da maternidade. Em algumas regiões do país, inclusive, o evento é chamado de "chá-de-berço", dando bem a idéia do tipo de festa que organizavam nossas avós! Entretanto, o que ficou do ritual foi mais o sentido de confraternizar o momento especial da gravidez do que o cardápio de chá, propriamente dito."
fonte:http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/gestantes/cha-de-bebe-2.php

Chá de bebê!


Ontem tive meu primeiro chá de bebê (ainda faltam dois! rsrs)
Teve a clássica brincadeira de advinhar o que ganhava, mas o mais divertido foi que o papai também teve que participar!! Quando errávamos éramos pintados e quando acertávamos o dono do presente é que tinha que pagar uma prenda (comer papinha da Nestle e advinhar que sabor era).




Ganhamos muitos presentes lindos e um bolo de fraldas que fez o maior sucesso (obrigada tia lele!!)




32 semanas


Estou na 32ª semana de gravidez

O bebê

Lá dentro do útero, ele parece tão distante do mundo... Mas seu bebê está conectadíssimo com tudo o que acontece do lado de fora. Ele percebe os ruídos - embora o som seja abafado pelo líquido amniótico - e, acredite, pode acompanhar com os olhos uma fonte de luz que esteja se movimentando próximo à barriga. Aliás, ele consegue mover não apenas os olhos mas também o corpo todo: os braços, as pernas e a cabeça. Aí está a explicação para os chutes que você tem sentido ultimamente. Seu filho está cheio de energia e não vê a hora de sair para brincar.

A gravidez

Este é o momento de intensificar as visitas ao obstetra. Não é por menos. Faltam apenas sete semanas para o bebê chegar. Assim, se antes a rotina de exames era mensal, agora será bem mais agitada. Nessas ocasiões, converse com o médico sobre os sintomas que merecem atenção redobrada na reta final. Ele explicará que os sangramentos, as dores de cabeça e alguns tipos de contração podem ser sinais de alerta. Ao voltar da consulta, não deixe de conferir os preparativos para a chegada do bebê. Lembre-se de escolher brinquedos adequados ao recém-nascido e não se esqueça dos cuidados com a higiene do berço e dos acessórios.
*** Chegaram no sábado o berço e a cadeira de amamentar! Com isso está tudo pronto para a chegada do Matheus!!! Ainda não arrumei a mala da maternidade... mas ainda tenho tempo...

sábado, 20 de junho de 2009

Divagações II

Oitavo mês começando e na cabeça pipocando um monte de dúvidas... como será o parto? Escolho a cesárea ou o parto normal? Vou conseguir amamentar? Como vai ser voltar para casa com meu pequenininho? Como ele vai ser? Ele vai me reconhecer? Ele vai gostar de mim? Vou ser uma boa mãe?
São tantas as questões que posso cansar vocês com tantos pontos de interrogação, mas acho que gravidez é isso mesmo, um grande e infinito ponto de interrogação.
Pois mãe sempre tem dúvidas e angústias, que começam na gravidez e não acabam nunca, só vão sendo substituídas...
É claro que todas conseguimos vencer os obstáculos, senão a humanidade não teria chegado onde chegou, mas dá um medo enorme quando nos deparamos com essa responsabilidade pela primeira vez.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Livros: 50 maneiras de educar um bebê sem frescura

Esse foi o primeiro livro que ganhei quando fiquei grávida! Foi um presente da querida amiga Maysa, que explicou que se apaixonou pela bebê toda suja da capa! Realmente amiga essa bebê é um encanto!!! E o livro é maravilhoso, dá ótimas dicas que contrariam as avós por aí... pois um bebê merece cuidados, mas em excesso faz mal. Pois criança tem que ser criança, tem que brincar, se sujar, cair, ir à praia (comer areia! rsrs) e os pais devem aproveitar esses momentos para curtir junto com o filho e não atrapalhar a brincadeira!!!


Resenha:

Toda criança adora rolar na areia da praia, se lambuzar de tinta, abraçar o cachorro, deitar no chão... Proibir essas atitudes seria frescura dos pais? E o risco de a criança ficar doente? A autora de 50 maneiras de criar um bebê sem frescura, Jenny Rosén, consultou especialistas de várias áreas e reuniu neste livro 50 dicas para criar um bebê sem frescura e sem abrir mão dos cuidados básicos para garantir uma infância saudável e feliz.É difícil distinguir o que é frescura e o que é necessário na hora de cuidar de uma criança. Dar banho no frio causa gripe? Ter bicho em casa causa alergia? Para ajudar os pais com todas estas dúvidas, a autora Jenny Rosén preparou este divertido guia com o suporte de médicos e especialistas.E xô frescura!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Chá de bebê!!!

Está chegando...

terça-feira, 16 de junho de 2009

Consulta!!

Ontem fui em mais uma consulta do pré-natal... estava preocupada pois tenho andando muito nervosa e ansiosa (consequentemente, comendo...), e na gravidez qualquer coisa pode levar a algum problema...
E não é que fui super elogiada pelo meu médico!!! Não engordei mais do que deveria, ou seja 1Kg (estou muito orgulhosa de mim mesma, pois ainda não engordei nem 10 Kg!!), minha pressão está ótima e o Matheus está super bem!!
O coraçãozinho dele está perfeito, bate super forte!!! É a parte que eu mais gosto da consulta!!
Mês que vem tem mais... e vamos decidir se farei parto normal ou cesária... estou inclinada à cesárea, mas isso fica para outro post!

domingo, 14 de junho de 2009

31 semanas


Estou na 31ª semana de gravidez (7 meses e 3 semanas!!!)

O bebê

A cabecinha dele está crescendo - resultado das muitas transformações que têm acontecido nessa parte de seu diminuto corpo. O cérebro, por exemplo, aumentou de tamanho nos últimos dias, e as conexões entre as células nervosas se multiplicaram. Além disso, seu bebê já é capaz de discernir melhor a luminosidade e, em pouco tempo, conseguirá diferenciar o claro do escuro. Sua visão está quase perfeita, mas só será aprimorada após o nascimento. Isso porque, nas primeiras semanas, os olhos do recém-nascido focalizam apenas objetos próximos. Depois de se acostumar ao colorido do mundo, no entanto, ele também vai enxergar bem o que está distante.

A gravidez

Vá com calma. O conselho da semana não poderia ser mais oportuno. Afinal, está difícil se locomover como antes, né? Não é à toa. Você carrega um bebê rechonchudo de 1,35 kg (já sabemos que o Matheus pesa bem mais que isso!!!). Também sente o peso do útero que cresceu, da placenta e do líquido amniótico. O resultado são 12 kg a mais - isso, claro, se você estava com o peso saudável antes de engravidar. Com toda essa carga extra, é bom caminhar com cuidado para evitar quedas. Fique atenta aos pisos escorregadios e muita atenção ao sair do carro. Por falar nisso, aproveite para checar se a cadeirinha apropriada para o transporte do bebê está no banco de trás do veículo. Já é tempo de providenciar esse e outros acessórios importantes.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Frase do dia!

" A gravidez dura 8 meses e 1 ano!!!"

Ouvi essa frase essa semana e agora falo sem parar! rsrs
Só quem já está no final da gravidez percebe o quanto esse final demora para passar! Já estou no meio do sétimo mês! E chegar até aqui foi tão rápido, mas agora parece que o tempo está ficando mais devagar e até o final vai ficar mais ainda!!


segunda-feira, 8 de junho de 2009

Expo Gestante e Bebê

Sábado fui na feira bebê e gestante que acontece no Riocentro. Tinha escutado várias opiniões sobre a feira, umas boas, outras bem ruins!
Minha conclusão é que a feira vale a pena, desde que você esteja com muita paciência e de bom humor! rsrs
No sábado aquilo fica lotado!!! E estou até agora tentando entender o que leva uma mãe a levar o filho para um lugar daqueles! A quantidade de gente com carrinhos de bebê é absurda e só serve para complicar o andamento do lugar, fora que um bebezinho não tem nada para fazer num lugar daqueles! É quase uma maldade com a criança!!!
Fora o congestionamento de carrinhos, e consequentemente a dificuldade de locomoção a feira tem coisas bem legais e as lojas fazem promoções especiais nos estandes da feira.
O que mais valeu de ter ido na feira foi conseguir comprar a cadeira de amamentar por um preço maravilhoso (aqui em petrópolis tem muito pouca oferta dessas cadeiras, e as que tem são absurdamente caras), ainda comprei várias coisinhas de enfeite, um conjunto de mala com bolsas e protetor para berço com preços maravilhosos.

Depois de muito andar e do cansaço voltamos para casa bastante satisfeitas com as novas coisinhas do Matheus!!!
Essas são as bolsas que eu comprei para levar as coisinhas do Matheus para a maternidade e depois para todos os lugares!!!!

domingo, 7 de junho de 2009

30 semanas


Estou na 30ª semana de gravidez

O bebê

Carinho, você sabe, nunca é demais. Entre um cochilo e outro, seu bebê vai vibrar de alegria se você massagear a barriga e conversar com ele. Com um pouquinho de sorte, ele poderá retribuir o afago dando alguns chutes dentro do útero. Seus sentidos estão mais afiados nesta semana. No entanto, o único sabor que o pequeno experimentou foi, é claro, o do líquido amniótico, que engole e inala continuamente. De acordo com os pesquisadores, essa substância é adocicada, ou seja, tem o gosto de infância.

A gravidez

É hora de checar o tamanho da sua barriga. Nesta semana, ela deve ter alcançado 30 cm de altura. Cresceu muito, não é? E, sem dúvida, deve estar pesada. Suas pernas que o digam, pois elas sentem ainda mais o peso do bebê. As cãibras e os inchaços aumentam na reta final da gravidez. Assim, evite ficar em pé por muito tempo e use sapatos baixos. Mulheres com predisposição a varizes devem redobrar os cuidados, usando meias elásticas e mantendo as pernas elevadas sempre que possível

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Bebê - Manual do proprietário

Ganhei no começo da gravidez o livro título desse post, dos meus queridos amigos Matheus e Grazy!

Tenho que agradecer muito a vocês pois o livro é excelente!!! É realmente um manual, ele tem passo a passo de tudo! Vai ser o livro de cabeceira da mamãe quando o bebê nascer, pois qualquer dúvida é só recorrer a ele que tem uma resposta!



Sinopse: Com a ajuda de um bom manual, você pode programar seu equipamento de DVD, é capaz de instalar o programa Microsoft Windows em seu computador e até checar seus e-mails no notebook estando longe de casa ou do escritório. Mas nenhuma dessas experiências vai prepará-lo para a maior maravilha do planeta: um recém-nascido. Afinal, um bebê não vem com manual de instruções. Ou melhor: não vinha. Com instruções dadas passo a passo e diagramas muito engenhosos, Bebê - Manual do Proprietário responde centenas de perguntas e esclarece dúvidas freqüentes relacionadas ao primeiro ano de vida da criança:- Qual é a melhor maneira de enrolar o bebê?- Como posso fazer meu filho recém-nascido dormir a noite toda? - Quando devo levar o bebê ao pediatra? Sejam quais forem suas preocupações, você vai encontrar as respostas neste livro curioso e bem-humorado escrito pelo pediatra Louis Borgenicht e pelo seu filho, Joe Borgenicht. Juntos, eles oferecem inúmeros conselhos úteis para todos aqueles que desejam aprender os fundamentos da arte de cuidar de crianças.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Livro para a futuras mamães

Passeando outro dia pela Nobel, me deparei com um livro com um título bastante sugestivo "Sinceramente grávida". Nem pensei!! Comprei na hora! E foi uma ótima leitura!
A autora consegue expressar tudo o que venho tentando com esse blog! rsrs
O livro é leve, divertido, cheio de expectativas e situações que nós futuras mamães nos deparamos todos os dias. Além de relatos da gravidez dela, o livro conta histórias de outras "barrigas"e de um pai, além de textos médicos.

SINOPSE (extraída do site da editora)
Sinceramente grávida - Juliana Lins

Nove meses tentando conciliar família, trabalho, vida social, sexo, um barrigão e hormônios enlouquecidos

Se prepare para entrar numa espécie de caderno de anotações de uma grávida. Nesse livro, a roteirista Juliana Lins revela com muito bom humor a experiência de sua segunda gestação. O leitor não tem em suas mãos um manual ou guia para gestantes, com dicas e ensinamentos. Mas histórias saborosas, que ilustram medos, expectativas e transformações de quem vai dar a luz e daqueles que vão conviver com o novo bebê. Como uma irmãzinha se sente com a chegada do irmão? Como conciliar família, trabalho e sexo com uma barriga que não pára de crescer? Essas e outras questões estão presentes nesse relato sincero. Para se identificar, rir e chorar das agruras de uma grávida na vida real.
Inclui:. Textos de especialistas que ajudam a entender como funciona o corpo de uma grávida. . Entrevistas com três futuras mães e um futuro pai.

Torcida

Matheus, estamos torcendo muito por você!!!!!

terça-feira, 2 de junho de 2009

segunda-feira, 1 de junho de 2009

29 semanas


Estou na 29ª semana de gravidez


O bebê

A evolução não pára dentro do útero. Os sentidos do seu bebê já estão operando quase em sintonia fina. Os órgãos continuam amadurecendo, e novas células se multiplicam a todo instante. Quem supervisiona tudo isso é o cérebro, que está cada vez mais ativo. Nesta semana, por exemplo, esse comandante-geral ganhou a tarefa de controlar o ritmo da respiração e a temperatura corporal do seu bebê. Pode ter certeza: o poderoso chefão está se saindo muito bem, obrigado. Sabe quanto o bebê está pesando? Por volta de 1,25 kg (fiz hoje uma ultrassonografia e o Matheus está pesando 1,7 Kg!!!). Na 40ª semana, o peso médio será de 3,4 kg.

A gravidez

O tempo está voando, não é? Em apenas 11 semanas, tudo vai mudar e o seu bebê já terá nascido. Mas, até lá, você ainda tem muita coisa para fazer. Há sempre uma pendência que precisa ser resolvida. São cuidados com a arrumação do quarto, os brinquedos, o enxoval, as fraldas e os acessórios indispensáveis à criança. Comece a reduzir sua rotina porque o feto é viável para o nascimento ou seja, seu bebê já pode nascer. Nessa quinzena, 85% dos bebês já estão na posição cefálica (de cabeça na posição) ou pélvica (sentado). A maternidade deve estar escolhida e você deve deixar sua mala e a do bebê prontas.


*** Essa semana foi bem mais tranquila do que a passada (que eu estava super estressada com todas as mudanças...). Já me acostumei com as dores, que passaram a ser apenas incomodos...

Como mencionei no post anterior tenho dormido cada vez pior... mas pelo menos quando acordo já estou com o dia todo programado!!! rsrs

No final de semana chegou a cômoda! Então já pude começar a arrumar as roupinhas e todos os acessórios que o Matheus já tem! Estou ansiosa com a chegada do berço, que está prevista para essa semana, mas este quando chegar vai ter que ficar desarrumado, pois não posso contrariar ordens da minha avó (rs) que diz que não se arruma o berço com antecedência.