sábado, 5 de setembro de 2009

Acne neonatal

Gente! O Matheus virou adolescente!! rsrs Brincadeira à parte, ele está com acne neonatal... nunca tinha ouvido falar disso, por isso achei importante contar para vocês.
Uma amiga minha, que é dermatologista foi quem diagnosticou e o pediatra confirmou. Não é nada sério e passa logo, também não tem um tratamento, eles só me mandaram lavar a área com soapex, que é um sabonete antisséptico e mais nada. Agora é esperar as bolinhas sumirem...

Leiam abaixo um pouquinho sobre a acne neonatal:

Acne neonatal está presente em cerca de 30% dos recém nascidos. Ela aparece por volta da terceira a quarta semanas de vida da criança. As lesões podem persistire por até seis meses.
Esse tipo de acne surge em bebês com predisposição genética, após a liberação dos hormônios maternos durante a gestação, amamentação e período pós-parto (a transferência de hormônios da mãe para o bebê é natural); eles costumam permanecer no organismo da criança por aproximadamente seis meses. Provocam o surgimento de espinhas e pequenos cravos, porém não é aconselhável espremê-los, já que não são graves nem deixam cicatrizes.
As lesões formadas se caracterizam por cravos pretos ou brancos, espinhas avermelhadas e, em casos menos comuns, espinhas com pus. Com raras exceções, os pais não devem se preocupar, já que as acnes costumam desaparecer espontâneamente. O uso de óleos e pomadas para bebês não é recomendado; não são eficientes e podem até agravar o caso.
A acne que surge após o período neonatal, ou seja, após os primeiros 30 dias de vida apresentam-se em maior quantidade e são mais persistentes que a acne neonatal. Elas aparecem geralmente após o terceiro mês de vida e recebem o nome de acne infantil. Também costumam desaparecer de modo gradativo em cerca de três anos. O surgimento dessa acne é similar ao dos jovens, já que ocorre devido ao entupimento do folículo (canal do pêlo) e conseqüente liberação do sebo produzido pelas glândulas sebáceas para a superfície da pele.
É importante fazer o diagnóstico correto da acne neonatal, já que existe outras doenças que fazem lesões semelhantes, e, algumas delas necessitam tratamento, como a herpes viral por exemplo.
Portanto se seu filho tiver acne neonatal não se preocupe. Na maioria dos casos não necessitam de tratamento. Caso a acne não desaparecer em seis meses, ou você quer fazer algum tipo de tratamento a recomendação é buscar um dermatologista. Medicamentos leves, com formulação própria para a pele da criança, podem resolver o problema.
fonte: http://dicasdepediatria.blogspot.com/2007/08/acne-neonatal.html

3 comentários:

  1. Oi Catharina! A Isabella tb teve isso no comecinho! Alias ela ficou a adoleceste completa: teve um sangramentinho por causa dos meus hormonios, ficou com peitinho e acne! Fiquei ate esperando o namorado bater nas porta a qualquer momento! Passa logo, nao se preocupe! Bjs

    ResponderExcluir
  2. olaa Catharina! Sou mae babada do Tomás, com um mes de vida! Creio que ele esta tambem com acne neonatal... estamos a passar um creme para passar mais rapido... ele ja esta assim a 2 semanas, agora as espinhas viraram uma crostinha, com vc tambem foi assim? bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Tihca,
    as espinhas do Matheus duraram um tempão... ele passou quase um mês com o rostinho marcado, mas quando as espinhas estão secando elas vão dando uma crostinha mesmo. Não arranque senão corre o risco de machucar ou deixar a pelinha marcada!
    Depois dessa fase eles ficam com uma pele maravilhosa!!!
    Beijos para vocês e boa sorte!!

    ResponderExcluir