quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Amamentação

Vou voltar a falar sobre um assunto que ainda é muito recorrente na minha rotina com o Matheus... a amamentação.
Devido às alergias, o Matheus está até hoje mamando no peito exclusivamente.
O Matheus está fazendo 6 meses essa semana e nunca comeu nada a não ser o meu leite! Muitos podem se espantar, pois hoje em dia estão introduzindo alimentos a partir dos 4 meses, mas no caso dele isso foi terminantemente proibido.
Confesso a vocês que tiveram momentos nesse último mês que eu achei que ele estava passando fome, mas fomos no médico essa semana e ele me disse que não, pois ele ganhou bastante peso nesse mês (ele está pesando 7,800Kg).
Como estamos fazendo para dar mama exclusivo comigo trabalhando?!
Bem simples... a legislação trabalhista prevê que até os 6 meses da criança a mãe tem direito a se ausentar durante dois periodos de meia hora durante o expediente para amamentar, então até sexta feira é isso que estou fazendo. Nossa rotina é assim:
O Matheus acorda comigo 7 horas e mama, às 10 vou em casa dar mama, 13 eu estou no meu horário de almoço, então também estou em casa amamentando, às 16 vou em casa mais uma vez, saio do trabalho 17:30 e vou direto para casa, às vezes ele me vê e quer mamar, mas tem dias que ele fica tranquilo e espera a hora de mamar.
Claro que essa é a rotina ideal, nem sempre consigo segui-la, quando ele acorda 5 horas da manhã para mamar complica um pouco pois às 7 ele não está com fome e nem acorda... então tenho que acordá-lo um pouco antes das 8 e aí tudo fica 1 hora à frente...
Outra coisa engraçada dele estar mamando somente no peito até hoje é que ele está muito agarrado à mim, mas também não pode me ver que quer mamar, acho que ele está me vendo somente como comida!!! rsrsrsr
Depois do Carnaval nossa vida vai mudar um pouco, pois não vou poder sair para amamentá-lo, então o médico passou um leite especial para bebês alergicos, Pregomin, que será a complementação da alimentação dele.
Perguntei se poderia começar a introduzir alimentos, mas a resposta foi não... o Matheus só vai poder comer depois de 8 meses, que vai ser quando ele vai fazer os testes de alergia, para sabermos à que ele é alergico e assim podermos ter segurança no que darmos a ele.
Por isso continuo naquela dieta, com o diferencial que agora posso comer carnes exóticas a cada 4 dias, como 1 dia e fico 3 observando a reação do Matheus a proteína... vida de mãe é dureza mesmo!!!

2 comentários:

  1. Nossa, Cath! Complicada essa alergia, hem? Mas espero que tudo continue dando certo como deu nesses 6 meses!

    ResponderExcluir
  2. Bem complicada! E quando fui no médico essa semana confesso que até me espantei com o quanto deu certo esse radicalismo! Ele ganhou peso como não ganhava a quase dois meses!!

    ResponderExcluir