domingo, 26 de julho de 2009

37 semanas

Estou na 37ª semana de gravidez

O bebê

Os últimos preparativos continuam a toda dentro do útero. Seu filho, nesta semana, está se livrando de algumas coisas de que não vai precisar na viagem da 40a semana. O lanugo - aqueles pêlos bem finos que cobriam seu corpo - está prestes a se tornar uma lembrança do passado. A pele também deu adeus à vernix caseosa, uma cera escorregadia que a protegia. Tudo isso foi parar no líquido amniótico, que o pequeno inspira, expira e engole sem parar. Daqui a quatro semanas, ele também não precisará mais dessa substância. Mas, se por acaso nascer por esses dias, já não será mais considerado um bebê prematuro.

A gravidez

De repente, você começou a respirar melhor. Sabe por quê? Porque o bebê se moveu um pouco, procurando se encaixar na pelve - ele sabe que só restam três semanas e está se preparando para a hora H. Nessa posição, ele fica com a cabeça voltada para baixo, diminuindo a pressão na parte superior da sua barriga. Que alívio, não? As consultas com o obstetra continuam e, agora, devem ser ainda mais freqüentes. Na próxima visita ao médico, pergunte a ele sobre os sinais que indicam o trabalho de parto. E não se esqueça de se informar sobre as contrações. São elas que vão avisar, como um perfeito relógio, o momento exato em que o bebê vai nascer.


*** Nos restam 3 semanas se o Matheus nascer na 40a semana... mas já ouvi dizer que somente 5 % dos bebês nascem na 40a semana... então será que temos menos tempo do que isso?! É tão engraçado como mudam nossas emoções... até semana passada não estava muito ansiosa, sabia que faltava tempo, que o Matheus não estava pronto, mas agora que já fiz a última ultra e vi que ele está prontinho e que pode resolver nascer a qualquer momento me bate uma aflição... Será que vou estar pronta também?!

3 comentários:

  1. Cath!!!
    Lindo seu barrigão!! Parabens e tudo de bom para vc e para o Matheus!!!

    beijosssssss

    ResponderExcluir
  2. Uma boa hora para você!!
    Aproveita bem que a barriga dá saudade!!

    (vi vc no blog do joao astronaute!:p)

    beijocas

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS QUE DEUS TE ABENOE EM TUDO!!!

    ResponderExcluir