quarta-feira, 1 de julho de 2009

Continuando o assunto... amamentação

Uma das coisas que mais amedrontam as novas mamães é a dúvida se vai conseguir amamentar seu lindo bebezinho. Pois não se trata de apenas um questionamento, mas uma série deles... terei leite suficiente? sentirei dor? o bebê vai conseguir sugar? entre tantas outras...
Mas a questão é que diferentemente do que acreditamos a amamentação não é um ato puramente institivo, mas sim um processo de aprendizagem que envolve a mãe e o bebê, pois nenhum dos dois sabe muito bem o que fazer... por isso devemos nos informar bem antes de começarmos, pois não podemos nos deixar desanimar nas primeiras dificuldades, afinal amamentar é a melhor coisa que podemos fazer pelos nossos pequenos!!!
E não é bom só para eles não, faz muito bem à mãe! Descobri um artigo super legal sobre os benefícios da amamentação para a mãe no site do guia do bebê.


"Amamentação diminui o risco cardíaco nas mamães
Amamentar é proporcionar aos bebês todos os nutrientes e proteção que os pequenos precisam durante os seis primeiros meses de vida. Isso é uma afirmação que a maior parte das mamães já sabe de cor e salteado.
Agora, nem todos sabem que amamentar faz bem para a saúde da mamãe. E se afirmarmos que amamentar diminui o risco da mamãe sofrer de doenças do coração? Quase nenhuma sabe.
Um estudo publicado na revista “Obstetrics and Gynecology” relata que amamentar diminui o risco de doenças cardíacas no futuro. O trabalho analisou 139.681 mulheres após passarem o período da menopausa e destacou que o grupo de mulheres que amamentou seus bebês por pelo menos um mês apresentou pressão arterial mais baixa, menor nível de colesterol e menor incidência de diabetes que são os grandes vilões das doenças cardíacas.
Autora do estudo e professora de Medicina da Universidade de Pittsburgh, Eleanor Bimla Schwartz afirma que o risco de se ter algum problema cardíaco caiu 10% nas mulheres que amamentaram seus filhos até mais de um ano de idade.
As doenças cardiovasculares são as principais causas de morte entre as mulheres. Estimular a amamentação, segundo o estudo americano, diminui os riscos das mulheres apresentarem fatores que levem à doenças cardíacas
Mais benefícios - Lembramos, ainda, que amamentar traz outros benefícios para a mulher, como perda do peso ganho com a gestação, o corpo volta ao normal mais rápido, menor risco de hemorragias pós-parto, menor o risco de alguns tipos de câncer e menor o risco de anemia.
Amamentar não é fácil e nem natural, procure um especialista como pediatras e fonoaudiólogos que possam dar orientações corretas de como amamentar sem o risco de desmame precoce."
imagem retirada do google

Um comentário:

  1. Pois é...cresci ouvindo esse papo de que amamentar é instinto. Mas observei minhas amigas e cunhadas e já vi que não é nada disso. Amamentar pode ser um grande desafio!

    ResponderExcluir