sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Mastite

Para finalizar a Semana Mundial de aleitamento Materno, resolvi trazer um assunto não muito agradável e que preocupa muito àquelas, como eu, que vão começar a amamentar: a mastite.


O que é?

A mastite é uma inflamação das glândulas da mama causada pelo acúmulo de leite e acontece com maior freqüência no pós-parto, principalmente na primeira gestação. A mastite pode ocorrer em uma mama ou nas duas e as características são mamas vermelhas, endurecidas, doloridas e quentes.
“Trata-se de uma doença oportunista, que costuma ocorrer cerca de duas semanas após o parto”, explica a enfermeira Márcia Regina da Silva, encarregada do curso de gestantes do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, e jurada do II Prêmio SAÚDE!. Segundo ela, são mais suscetíveis ao mal as mães que não repousam apropriadamente, sem falar nas que não se alimentam nem fazem a reidratação adequada para compensar a perda de líquidos durante a amamentação.

Como evitar?

A forma de evitar a inflamação é não permitir o acúmulo de leite nos ductos. Nesses casos, as mamães devem realizar uma massagem nos seios no chuveiro quente após a mamada. Para retirar o leite excedente, basta fazer uma massagem na auréola e no restante da mama com a mão espalmada. Depois, deve-se segurar o seio com o polegar em cima do bico e o indicador embaixo e fazer um movimento de ‘aperta e solta’.
A ginecologista Andréa Godoy Lopes alerta que esse método é correto apenas para quando ainda não há a mastite no seio, realizando um exercício profilático, ou seja, de prevenção. “Quando existe inflamação ou infecção, a mulher não deve utilizar temperatura alta sobre as mamas, pois aumenta o processo inflamatório”.

Como tratar?

O tratamento da mastite é feito normalmente com antiinflamatórios, antibióticos e compressas de gelo. Qualquer método deve ser indicado exclusivamente pelo médico que acompanha a mamãe e o bebê.

Mastite X Ingurgitamento

Muita gente confunde a mastite com o ingurgitamento, porém uma coisa não tem nada a ver com a outra. O ingurgitamento é um processo natural caracterizado pelo endurecimento das mamas. É o famoso empedramento. A mastite, por outro lado, vem à tona quando as placas de leite não são desfeitas e muito menos ordenhadas. Dessa forma, as áreas afetadas pelo problema ficam vermelhas e doloridas. A mulher sente dores musculares semelhantes às provocadas por gripe, febre e náuseas. Nesse caso, a única saída é tomar medicamentos sob a orientação do médico. A mastite, entretanto, não impede o aleitamento materno. Pelo contrário, amamentar faz parte do tratamento, assim como as massagens indicadas para facilitar a saída do leite empedrado.

fontes: guia do bebê uol e bebe.com.br

2 comentários:

  1. bacana você postar sobre a mastite, é um problema que afeta muitas mães amamentando!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. A Mastite e um problema real,e que poucas futuras mães ouviram falar.
    Como eu por exemplo,fui mãe as 21 anos
    não sabia que essa doença existia,fim que aconteceu comigo,foram 3 meses de tratamento. Não credo que tenha sido só culpa minha ter chegado ao ponto de perde 50% da mama,mais da falta de informação que existe e principalmente dos ginicologos que acompanham o desenvolvimento de uma primeira gravidez.
    Esse assunto deveria ser tratado com mais seriedade.

    ResponderExcluir