segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Coisas que amamos!!
*Bebê conforto (o Matheus adora ficar nele, passa horas quieto!! E eu amo mais ainda!!)
*Almofada para amamentar (no entanto usamos muito mais para dormir durante o dia do que durante a amamentação)
*Fraldinhas de boca (na gravidez ganhei tantas que achei que era exagero, mas agora vejo que ter muitas é maravilhoso pois eles usam muito!!)
*Cobertor Termocel (maravilha para os dias frios de Petrópolis, substituem as mantas de lã muito bem!)
*Rolinho para proteger o bebê ( não tinha usado até ontem, mas na noite passada acordei e encontrei o Matheus virado no berço! Como é que pode um bebê de menos de 20 dias se mexer tanto!!)
*Babá eletrônica com vídeo (muito boa pois não precisamos ir ver se o bebê acordou a cada barulhinho que ele faz e o Matheus faz muito barulho dormindo!!)
*Água morna e algodão para limpar o bumbum ( a pele dos recém-nascidos é muito sensível e os lenços umedecidos podem dar algumas alergias)
*Hipoglós ( o novo de amêndoas temuma textura mais leve do que o tradicional, mas tenho usado os dois)
*Pomada Lansinoh (pedi para um amigo trazer dos USA e realmente vale muito a pena comprar, no Brasil algumas lojas especializadas em bebê importam)
*Absorvente para seios (não preciso nem comentar... são a salvação das lactantes!! rsrs)
*Cinta inteira, tipo body (tem as próprias para amamentar)
Depois escrevo sobre as coisas que não são muito úteis...
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Meu pequeno bochechudo!!!
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Minha mãe, minha doula
terça-feira, 18 de agosto de 2009
Agradecimento
sábado, 15 de agosto de 2009
Nasceu
O danadinho enganou a mamae e veio menor do que esperavamos, nasceu com 3,245kg e 48cm na noite do dia 12 de agosto.
A Cath esta muito ocupada amamentando o nosso mais novo leaozinho, entao vim aqui deixar algumas fotinhos que ja tiramos pra voces verem como e lindo o Matheus!!!!!!!
Muita saude pra ele sempre!
Beijos, tia lele
terça-feira, 11 de agosto de 2009
Amanhã!!
domingo, 9 de agosto de 2009
39 semanas

A gravidez
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
Última semana!!
Última semana de preparativos é uma correria só!!!
Tem que fazer exame de sangue, urina, risco cirurgico e para a minha surpresa mais uma ultra!
E entendi porque o médico pede mais uma bem no finalzinho... o Matheus se enrolou no cordão umbilical... como é que eles conseguem?! Até semana passada ele não tinha nenhuma volta de cordão... mas ele está super bem! Engordou muito! rsrs Está pesando 3.480 Kg!!! É um monstrinho!!! Imaginem como é ele se mexendo!!!
Além dos assuntos médicos, essa semana também foi para terminar as lembrancinhas da maternidade! Deram um trabalhão mais ficaram lindas!! Como vai ser surpresa não vou colocar fotos aqui ainda...
Além das lembrancinhas para guardar fiz umas deliciosas para comer!!! Minha avó faz biscoitos maravilhosos então passei um dia com ela fazendo biscoitos... mais do que isso não posso contar...
Mastite
O que é?
A mastite é uma inflamação das glândulas da mama causada pelo acúmulo de leite e acontece com maior freqüência no pós-parto, principalmente na primeira gestação. A mastite pode ocorrer em uma mama ou nas duas e as características são mamas vermelhas, endurecidas, doloridas e quentes.
“Trata-se de uma doença oportunista, que costuma ocorrer cerca de duas semanas após o parto”, explica a enfermeira Márcia Regina da Silva, encarregada do curso de gestantes do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo, e jurada do II Prêmio SAÚDE!. Segundo ela, são mais suscetíveis ao mal as mães que não repousam apropriadamente, sem falar nas que não se alimentam nem fazem a reidratação adequada para compensar a perda de líquidos durante a amamentação.
Como evitar?
A forma de evitar a inflamação é não permitir o acúmulo de leite nos ductos. Nesses casos, as mamães devem realizar uma massagem nos seios no chuveiro quente após a mamada. Para retirar o leite excedente, basta fazer uma massagem na auréola e no restante da mama com a mão espalmada. Depois, deve-se segurar o seio com o polegar em cima do bico e o indicador embaixo e fazer um movimento de ‘aperta e solta’.
A ginecologista Andréa Godoy Lopes alerta que esse método é correto apenas para quando ainda não há a mastite no seio, realizando um exercício profilático, ou seja, de prevenção. “Quando existe inflamação ou infecção, a mulher não deve utilizar temperatura alta sobre as mamas, pois aumenta o processo inflamatório”.
Como tratar?
O tratamento da mastite é feito normalmente com antiinflamatórios, antibióticos e compressas de gelo. Qualquer método deve ser indicado exclusivamente pelo médico que acompanha a mamãe e o bebê.
Mastite X Ingurgitamento
Muita gente confunde a mastite com o ingurgitamento, porém uma coisa não tem nada a ver com a outra. O ingurgitamento é um processo natural caracterizado pelo endurecimento das mamas. É o famoso empedramento. A mastite, por outro lado, vem à tona quando as placas de leite não são desfeitas e muito menos ordenhadas. Dessa forma, as áreas afetadas pelo problema ficam vermelhas e doloridas. A mulher sente dores musculares semelhantes às provocadas por gripe, febre e náuseas. Nesse caso, a única saída é tomar medicamentos sob a orientação do médico. A mastite, entretanto, não impede o aleitamento materno. Pelo contrário, amamentar faz parte do tratamento, assim como as massagens indicadas para facilitar a saída do leite empedrado.
fontes: guia do bebê uol e bebe.com.brquarta-feira, 5 de agosto de 2009
Dicas

1) Nos primeiros dias o bebê deve mamar todas as vezes que chorar. Com o tempo ele mesmo acertará os horários das mamadas. Você só precisa ser paciente.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
Posições para amamentar
Posição deitada - deitada confortavelmente com um travesseiro apoiando a cabeça e outro nas costas (se ficar mais confortável) posicione o bebê em seu braço (assim a cabeça dele fica mais elevada) e ofereça a mama de baixo. O corpo e a boca do bebê deve sempre ficar de frente para você e para sua mama. Dizem, que essa é a melhor posição para o pós-parto e para quando se está muito cansada.

Posição invertida - Posicione o bebê abaixo da axila do braço que será oferecida a mama, com as pernas voltadas para trás, o corpo encostado ao seu e a boca de frente para a mama. O uso de almofadas é de grande ajuda nessa posição.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
SMAM - 2009
Como ainda não tenho nehuma história sobre amamentação fico acompanhando nos blogs as histórias e tem cada uma mais interessante que a outra.
O que tenho visto é que informação, ajuda e muita calma na hora de amamentar é fundamental, o que tem me deixado muito tranquila para quando minha hora chegar (que deve ser semana que vem! EBA!!) pois tenho lido tudo que posso sobre o assunto e sei que apoio é o que não vai me faltar!!
Não sei se já contei mas o bebê mais novo da minha família faz 18 anos esse ano... então imaginem como a expectativa para a chegada do Matheus é enorme!!!
Mas voltando ao assunto, vou trazer essa semana vários assuntos que envolvem amamentação. Espero que gostem!!
domingo, 2 de agosto de 2009
38 semanas

A gravidez