domingo, 3 de maio de 2009

25 semanas


25ª semana

O Bebê:

Seu comprimento nessa semana pode estar por volta de 30cm e pesar 700g.
As mãos já abrem e fecham. O corpo cresce mais que a cabeça: tronco e membros tornam-se proporcionais. Ainda tem pouca gordura. O bebê já percebe a luz. As estruturas da coluna - 33 anéis, 150 juntas e cerca de 1000 ligamentos - começam a se formar. Os vasos sangüíneos dos pulmões estão em franco desenvolvimento e as narinas se abrem. Os pulmões já são capazes de se adaptar à vida extra-uterina (com muita dificuldade e ajuda dos neonatologistas e aparelhos de respiração), pois os alvéolos (sacos de ar) já estão quase totalmente desenvolvidos e começam a produzir surfactante, uma substância que previne que o tecido pulmonar colabe por si só. Com a audição bem desenvolvida, consegue perceber os batimentos cardíacos de sua mãe, a respiração, os ruídos da digestão. Dependendo da intensidade, ouve a música ambiente e até os sons que chegam da rua. E estremece, salta dentro da barriga, diante de algum barulho súbito. Sua pele continua finíssima e os olhos apresentam coloração azulada. Só ganharão uma tonalidade mais definida, algumas semanas depois do nascimento, quando a pigmentação se desenvolverá totalmente.



A gravidez

Ontem você estava irritada, hoje acordou alegre e, de repente, sentiu vontade de chorar? Calma, mãe. Não há nada de errado com você. É assim mesmo durante a gravidez. As oscilações de humor são constantes nessa fase e a culpa disso, como sempre, é dos hormônios, que estão em ebulição no seu organismo. Para se sentir melhor, procure relaxar, cuidar do corpo e dormir bem. Evite também as bebidas com cafeína, como o café, o chá preto e os refrigerantes à base de cola. Essas substâncias podem deixá-la mais ansiosa e, de quebra, piorar o seu humor.



Minha cabeça está a mil!!!



Já estamos começando a preparar a chegada do Matheus! Já tem bolsa para levar para a maternidade (com algumas coisinhas dentro já!!), o berço deve chegar nas próximas semanas assim como a cômoda e as coisinhas da decoração do espaço do Matheus, o tema já está mais ou menos escolhido... será trem com bichinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário