terça-feira, 5 de maio de 2009

Yoga para gestantes

Pratico Yoga desde os três meses de gestação. É maravilhoso, pois nos permite entrar em sintonia com o que está acontecendo no nosso corpo, e começamos a ter consciência e maior sensibilidade em relação ao bebezinho que cresce dentro de nós.

Para quem não conhece o Yoga, seguem algumas informações:

A palavra yoga, em sânscrito, significa união; união do corpo com a mente e as emoções. É a integração do pensar, sentir e agir.
Quando agimos de acordo com o que pensamos e sentimos, nos tornamos íntegros, e somente assim temos condições de ter relacionamentos saudáveis.
O Yoga proporciona inúmeros benefícios físicos e emocionais que podem enriquecer e transformar totalmente sua experiência da gestação e maternidade!
Através da prática de concentração, exercícios respiratórios, posturais, relaxamento e meditação, o yoga possibilita uma maior adaptação as mudanças do seu corpo durante a gestação, fortalecendo o elo de amor e conexão com o bebê, lhe transmitindo paz e segurança.
Praticando Yoga com regularidade você pode conhecer uma profunda sensação de equilíbrio e quietude. Essa tranqüilidade é, aos poucos, ampliada para o seu dia a dia, diminuindo a ansiedade e proporcionando um auto-controle ante os obstáculos apresentados pela vida.

A prática de Yoga é "dividida" em Meditação, Pranayamas, Ásanas e Yoganidra.

Meditação é o ato de cultivar o silencio interior e a serenidade. A prática regular e duradoura da meditação nos põe em contato com a parte mais profunda de nós mesmos, acalmando o turbilhão de pensamentos e emoções do dia a dia.

Pranayama é o nome dado às técnicas de respiração, que constituem uma das vertentes centrais do yoga.Prana é a energia vital do universo, presente em todas as formas de vida.Ao respirar você leva o prana para todo o seu corpo, revitalizando todas as células do seu corpo e do bebê.Quanto melhor você respirar, mais energia você terá, maior resistência ao cansaço e um sono mais profundo e reparador. A respiração é a sua melhor amiga, você pode controlar a ansiedade, a raiva, o medo, através de uma respiração profunda e tranqüila.

Os Ásanas são posturas destinadas a tornar o corpo, a mente e o espírito saudável, flexível e forte.Durante a gestação não é permitido praticar todos os ásanas, por isso, é muito importante praticar com um profissional especializado em gestante.A gestante precisa dar ênfase às posturas que fortaleçam a musculatura, inclusive a pélvica, flexibilize a coluna, equilibre o sistema endócrino, as emoções e a prepare para o parto.

O Yoganidra, o sono do Yoga, é um estado de consciência entre o sono profundo e a meditação.Neste estado de descontração a gestante entra em contato com o bebê, acompanha o seu desenvolvimento, cria um vinculo de amor e prepara a si e a seu filho para o momento do parto.

Espero que aproveitem bem as dicas, pois a prática da yoga proporciona o nascimento de um bebê tranquilo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário