sexta-feira, 8 de maio de 2009

Semana dos pais

**Como essa semana foi aniversário do papai, andei procurando alguns textos que possam ajudar os homens a entenderem sua participação na gravidez, pois só vemos textos para gestantes por aí e muitas vezes os pais são deixados de lado.

Espero que gostem das dicas!!!

“A gestação costuma ser vista praticamente como coisa de mulher. Poucas grávidas acreditam que seus parceiros compreendam o que está acontecendo com elas, e a verdade é que muitos futuros papais realmente não entendem, apesar de mostrar interesse, ler (um pouco!) sobre o assunto e tentar ajudar de algum jeito. Embora os pais não possam sentir minuto a minuto o que está acontecendo lá dentro do útero, é possível, sem dúvida nenhuma, participar.

A seguir, veja algumas sugestões de como ficar ao lado de sua companheira nesta jornada.

Enfrente seus medos

Caso você sinta um misto de surrealismo com o mais puro medo diante da situação, saiba que você é igualzinho a todo mundo. Será que vou ser bom pai? Será que o bebê vai ter os dez dedinhos nas mãos e os dez nos pés? Será que vai dar tudo certo no parto? Será que vou amar meu filho? Seria estranho se tudo isso não passasse por sua cabeça, provocando preocupação. A melhor maneira de lidar com essa inevitável consequência da mudança que está por vir é conversar bastante com sua mulher, com seu próprio pai e com amigos que já sejam veteranos na arte da paternidade.

Seja atencioso e atento

Tudo bem que não tem como você gerar um bebê, mas é possível participar de tudo tornando-se um observador atento e, acima de tudo, ativo. Demonstre para sua companheira o quanto você está gostando do corpo dela grávida. Tire fotos para registrar o crescimento da barriga. Faça uma boa massagem quando ela estiver cansada. Sinta o bebê mexendo. Acompanhe o desenvolvimento do feto, que é uma coisa impressionante. Cadastre-se em algum site sobre bebês para acompanhar o desenvolvimento do feto e da gravidez, assim você sempre saberá o que está acontecendo com a mulher e seu filho e poderá ajudar no que for preciso.

Esteja presente

Acompanhe algumas das muitas consultas do pré-natal, e não deixe de dar uma espiada no bebê durante uma ultra-sonografia. Caso sua parceira tenha que fazer uma amniocentese ou algum outro procedimento para detectar eventuais alterações genéticas, certifique-se de estar com ela. E, claro, vá ao curso de pré-natal da maternidade e aprenda também os exercícios de respiração e relaxamento para a hora do parto.

Fique mais saudável também

Durante a gestação, sua mulher precisará ter uma dieta mais equilibrada, deixar de fumar e consumir bebidas alcoólicas e passar a ingerir mais líquidos. Você pode aproveitar e adotar essas mudanças de estilo de vida a fim de torná-las mais fáceis. Evite os alimentos desaconselhados para o período da gravidez. Diminua ou corte completamente o álcool. Não fume. Adote passatempos saudáveis, como passeios ao ar livre ou atividades na piscina, ou programe um fim de semana fora.

Ame as mudanças no corpo dela

Saiba que, à medida que a gestação avança, sua companheira poderá não se sentir nem um pouco atraente. Mesmo que você concorde, não demonstre! Outra coisa bastante comum é que o relacionamento entre vocês dois fique um tanto de lado. As mudanças hormonais, as dores nas costas, os enjôos e toda a agitação da vida podem, temporariamente, tornar a vida sexual do casal menos interessante. Para entender melhor o que está acontecendo, o que é ou não seguro e o que esperar, leia sobre gravidez e converse sempre com sua companheira.

Seja prestativo

É bem capaz que sua mulher esteja meio exigente e mandona ultimamente. Procure relevar, já que grande parte do trabalho duro está por conta dela. Vá às compras, tente mimá-la com presentinhos e esteja pronto para satisfazer aquele maluco desejo de pickles ou de milk-shake de chocolate bem no meio da noite.

Estude bem o caminho para o hospital

A presença de uma mulher em trabalho de parto dentro de um carro não é a melhor situação para alguém adivinhar caminhos. Por isso, conheça bem o trajeto rumo à maternidade, estude a rota menos congestionada, mantenha o tanque cheio e, o mais importante de tudo, esteja sempre acessível para receber a famosa chamada dizendo: "Chegou a hora".

Siga o que a mulher pedir durante o trabalho de parto

Descubra o que sua parceira quer que seja feito quando ela estiver em trabalho de parto. Algumas grávidas gostam de massagens, querem ajuda para mudar de posição ou buscam conforto na sua presença. Outras podem não querer que você encoste nem um dedinho no corpo delas.

Prepare-se para estar despreparado

Por incrível que pareça, os nove meses de gravidez passam tão rápido que a experiência pode ser um tanto assustadora. Procure encará-la como um momento único na sua vida, e não se preocupe se vocês não tiverem tudo absolutamente pronto quando o bebê nascer. A beleza da chegada de um filho é que temos a vida inteira pela frente para ir acertando os ponteiros.”

Texto extraído do site http://brasil.babycenter.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário