quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Dicas


Na hora de dar o peito, lembre-se dessas dicas:
1) Nos primeiros dias o bebê deve mamar todas as vezes que chorar. Com o tempo ele mesmo acertará os horários das mamadas. Você só precisa ser paciente.

2) Para dar de mamar procure um lugar da casa tranqüilo, num sofá ou cadeira que você possa encostar bem suas costas.

3) Lave bem as mãos antes de cada mamada.

4) Não use álcool, água boricada ou qualquer outro produto para limpar as mamas, pois elas não precisam ser limpas entre as mamadas.

5) Antes de colocar o bebê no peito, verifique se a aréola está macia e o bico flexível. Se estiver, comece a amamentar. Se não, retire um pouco de leite até ficar macia. Faça assim: faça pressão com os dedos polegar e indicador sobre a região areolar. Você vai perceber que o leite vai sair sem muito esforço. Se quiser guardar, coloque em um copo limpo, depois guarde na geladeira. O leite deve ser aquecido somente em banho-maria e não deve ser fervido. Não dê mamadeira ao bebê. Se precisar, dê em colherinhas.

6) Deixar o bebê abocanhar todo o bico e aréola. Cuidado para a mama não tapar o nariz do bebê.

7) Dar as duas mamas durante as mamadas, esvaziar uma, depois dê a outra, conforme explicamos anteriormente.

8) Para retirar o bebê da mama, coloque o dedo mínimo no canto da boca do bebê e aperte levemente. Ele se soltará.

9) Coloque o bebê no seu ombro para arrotar.

10) Depois que o bebê arrotar, deite-o de lado ou de bruços, pois assim se evita que ele vomite e se asfixie com o vômito.

11) Use sutiã adequado, de algodão, deve ser bem firme e com alças curtas para sustentar bem as mamas. Você deve usá-lo até para dormir enquanto estiver amamentando. Quando lavá-lo, retire bem todo o sabão para que não dê alergia no bebê.

12) Não se aconselha empurrar o bebê contra a mama, muito menos a sua cabeça, desencadeando um reflexo de “fuga à asfixia”, ou seja, o bebê fica com medo de se sufocar e acaba por não mamar. Assim muitas mães acreditam que o bebê não quer mamar, o que não é verdade.

2 comentários:

  1. Adorei as dicas, Cath, principalmente a de verificar se o bico está flexível antes de começar.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei aliviada com seu comentário e de outras mães. Xingar é normal ,então...? Hehehehehe
    Quanto à amamentação, estou lendo um livro que chama "Nana Nenê". Estou gostando muito. Quando terminar de ler vou falar sobre ele lá no blog. Por enquanto minhas impressões são boas, só não sei se conseguirei colocar em prática o que o livro ensina. Uma das coisas que o livro ensina é a não dar o peito toda vez que o bebê chora... que não é o bebê quem deve orientar o horário da mamada, mas sim a mãe. Parece difícil, mas é bem interessante. O método que eles ensinam promete fazer com que o bebê esteja sempre bem alimentado, nutrido, feliz e durma quase a noite toda. Um sonho, né? Beijo!

    ResponderExcluir