domingo, 2 de agosto de 2009

38 semanas


Estou na 38ª semana de gravidez

O bebê


Mais uns dois ou três ajustes e o bebê estará pronto para nascer. Ele sabe que precisa se sentir quentinho do lado de fora do útero. Por isso, a camada de gordura sob sua pele aumentou um pouco, regulando melhor a temperatura corporal. Os intestinos deram mostras de que estão funcionando bem e formaram o mecômio, uma substância verde considerada o primeiro cocô do bebê. De onde veio isso? Do líquido amniótico, que estava misturado com os restos da cera e da lanugem que protegiam a pele do bebê. Como ele inala e engole continuamente esse fluido, seu aparelho digestivo produziu a massinha esverdeada, que será liberada só depois do nascimento.

A gravidez


Falta pouco, muito pouco para o bebê nascer. E a sua barriga, que agora tem de 36 a 38 centímetros de altura, parece indicar a proximidade desse momento. Ela está bem pesada, não deixa mais você se locomover com tanta rapidez e ainda atrapalha o sono. Você passa horas se virando na cama, de um lado para o outro, até encontrar a melhor posição para dormir. Os últimos dias de gravidez não são fáceis. A solução para esquecer os desconfortos - e driblar a ansiedade típica dessa fase - é se concentrar em outras atividades. Escolha alguma coisa bem relaxante para fazer agora. Você pode, por exemplo, ler sobre o surpreendente trabalho das suas mamas para fabricar o leite materno, o primeiro alimento do bebê.


***Essa semana foi de uma preguiça absurda!!! Não fiz absolutamente nada!! Até o blog ficou meio abandonado... mas ando tão cansada de esperar que nem tenho mais muita vontade de falar sobre isso... vou no médico amanhã ver se o Matheus já está dando sinais de que pretende nascer... senão só na outra segunda, que acho que é o que vai acontecer, vou ter mais uma semana de espera...
Ah tenho uma novidade! Acordei hoje e minha barriga estava mais baixa... já é alguma coisa né?!

Um comentário:

  1. Nossa, o Matheus já está quase chegando! Que legal!
    O meu filho nasceu na 39ª semana da minha gravidez, de parto normal, e foi uma experiência maravilhosa!
    Bjs e tudo de bom para vocês!

    ResponderExcluir