quarta-feira, 3 de março de 2010

Dicas para um sono tranquilo...do bebê e seu!!!

No site da Revista crescer achei uma matéria super interessante sobre o que não fazer na hora de colocar o seu filho para dormir. Achei muito legal pois sempre vemos dicas do que fazer, e na verdade o que não fazer é muito mais importante e também mais difícil!

Segue a matéria:

"A pediatra Márcia Hallinan, do Laboratório do Sono da Universidade Federal de São Paulo, preparou um lista de situações que você, provavelmente, já enfrentou. Para que os pequenos aprendam a dormir, ela explica que é necessário rotina, ajuste de horários e paciência, muita paciência. Os exemplos abaixo podem ser aplicados eventualmente, portanto, evite-as:

>> ninar bebê no colo diariamente (o correto é colocá-los na cama ou berço e ler por uns 15 minutos ou cantarolar embalando-o pelo mesmo tempo);
>> nada de perambular com a criança pela casa no carrinho de bebê, ou colocar no bebê-conforto lugares esquisitos, como sobre a máquina de lavar (ninguém precisa ser chacoalhado para pegar no sono. Dê uma fraldinha, que ele se auto ninará);
>> nada de passear de carro com o pretexto de fazer a criança dormir;
>> não ofereça mamadeira ou chá a cada choramingo, elas só podem existir se fizerem parte do ritual;
>> pode ser uma delícia, mas não é correto ficar abraçados, lendo até eles dormirem. Você deve deixar o quarto deles quando estiverem sonolentos, mas ainda acordados. Eles devem perceber que estão sozinhos, para não se assustar quando despertarem no meio da noite;
>> nada de inventar situações negativas em relação ao sono, como bicho-papão;
>> atenção: berço não é lugar para castigo!"

*** Eu cometo o erro de ninar o Matheus todos os dias... é raro quando eu consigo colocá-lo no berço assim que termino o mama. Quando eu vou deitá-lo ele acorda e tenho que niná-lo até dormir.
Para os que estão acompanhando minha saga do sono, essa noite o Matheus dormiu muito bem!!! Consegui colocá-lo no berço às 11 horas e ele só acordou 2:40 para mamar e depois dormiu até 7 horas!!! Ele resmungo as 5 horas, mas não fui pegá-lo, fiquei esperando para ver se o resmungo ia se transformar em choro e para a minha surpresa ele voltou a dormir sozinho!!!
Deus salve a banana!!!rsrs

3 comentários:

  1. Ler pra dormir? Qual a idade desse bebê, hem? A Emília, com seu mês e meio, certamente não vai dormir com esse recurso...

    ResponderExcluir
  2. Verdade Lia! Mas nossos bebês vão crescer e vamos ter que aprender novas técnicas!!! rsrs
    Outro dia peguei um livro de figuras para "ler" com o Matheus e ele tentou comê-lo...

    ResponderExcluir
  3. Meu bebe tem 6 meses e ainda naum dorme longos periodos...alguma dica? estou ficando estressada...

    ResponderExcluir