terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Ano novo, vida nova...

O blog esteve bem parado no final de 2009 por várias razões... festas de final de ano, viagens de férias antes do papai se mudar, muito tempo curtindo meus amores e quase nenhum tempo para o computador!
Mas além das coisas boas do final do ano, tem uma que não é tão boa... descobrimos que o Matheus está com colite do leite materno, que nada mais é do que alergia.
Essa alergia é uma inflamação no intestino, então descobrimos a doença quando ele começou a evacuar com sangue, alem de parar de ganhar peso e vomitar/golfar mais do que o normal... imaginem meu desespero!
Corremos para o pediatra que fez o primeiro diagnóstico, e como primeiro tratamento eu não pude comer mais nenhum derivado de leite. Fomos encaminhados para um gastro-pediatra, que muitos já devem ter ouvido falar, pois ele é o melhor nessa área (aqui no Rio pelo menos) o nome dele é Aderbal Sabra.
Chegando nele tivemos o diagnóstico do pediatra confirmado. E o que ele nos disse foi que devo amamentar o Matheus exclusivamente até ele ficar totalmente bom, que vai ser o leite materno que vai cura-lo, mas para isso eu preciso parar de comer tudo que possa fazer mal à ele, então estou com uma dieta sem proteína de nenhum tipo (nenhuma carne, nem leite, nem ovo, nem soja). Me alimento a base de frutas, legumes, verduras e alguns cereais.
Vou contar para vocês que não está sendo fácil, mas ver o meu pequeno melhorar é maravilhoso! Vale qualquer sacrifíco!!! E se tudo correr bem, a probabilidade dele continuar alergico é bem pequena, pois estamos tratando muito cedo!
Eu voltei a trabalhar ontem, o que tem dificultado um pouco as mamadas... tenho que sair no meio da manhã e no meio da tarde para ir em casa dar mama à ele. A sorte é que moro bem perto do trabalho.
Essa foi uma das minhas maiores preocupações pois e o dia que eu não tiver como sair para ir amamentá-lo?! O sabra também resolveu esse problema! Rsrs
Existe um leite de latinha, chamado pregomin, que é especialmente desenvolvido para bebês alergicos, é bem caro, mas resolvemos comprar para o caso de uma emergência o Matheus não morrer de fome!

2 comentários:

  1. Cath, o médico deixou você comer feijão e outras leguminosas? Se ele liberou, enche a cara de feijão, grão de bico, lentilha, ervilha, combinados com um carboidrato (arroz, macarrão, milho...). Como sou vegetariana, virei meio que especialista em fontes alternativas de proteína... heheh. E tenta comer o máximo de alimentos integrais possível, porque eles também são ricos em proteína. Até frutas e legumes têm proteína, principalmente com a casca. E brotos também (feijão, alfafa, girassol, rabanete...), e shitake. Outra opção é o gluten, proteína concentrada do trigo. Mas não sei se o médico vai deixar você comer isso porque gluten é sucetível de gerar intolerância.
    Mas que bom que você descobriu o problema e está resolvendo... boa sorte com a nova dieta e coragem!

    ResponderExcluir
  2. Oi Catharina! q bom q vc esta de volta ao blog! Espero q o Matheus melhore logo. O Aderbal Sabra e primo do meu pai, ele e fera mesmo!
    bjks

    ResponderExcluir